Casamento ao ar livre: 5 cuidados que você precisa ter

Olá, Noiva! Hoje a nossa conversa vai ser sobre um assunto que é o sonho de muitos casais, mas que pode se tornar um grande pesadelo quando não planejado corretamente: casamento ao ar livre.

O Escola da Noiva já tinha trazido para vocês os 10 erros mais comuns ao realizar um casamento ao ar livre. Então, se você ainda leu esse post, não perca tempo! Agora, vamos abordar esse tema tão especial com uma listinha de 5 cuidados pra você incluir no seu checklist e não ter nenhuma dor de cabeça do dia.

Dica: Se você ainda não baixou o checklist mês a mês do Escola da Noiva, clique aqui para ser direcionada para ele.

Então prepare-se, anote essas dicas de ouro e divirta-se!

 

1. Aproveite o Sol

casamento no campo em dia de sol

Noivos: Mary Helen & Rodrigo | Clique por Rejane Wolff

 

Se você quer a presença do sol no seu casamento, pode ter certeza que as fotos ficarão lindas, calorosas e cheias de vida! Mas é preciso tomar alguns cuidados se vocês optaram por não locar uma tenda para a cerimônia. É muito ruim quando os convidados têm dificuldade em ver a cerimônia por que a claridade atrapalhou. Imagina preparar com cuidado todo o cortejo e a sua grande entrada e alguém perder. Nada disso!

Existem algumas maneiras bem fofas que vão evitar esse problema e mais: dar um charme todo especial para as fotos. Olha só:

  • Na cerimônia, distribua guarda-sóis delicados para os convidados. É importante que eles fiquem distribuídos de maneira harmoniosa e que não roubem a atenção da decoração (mas sim que passem a fazer parte dela). Ter uma boa assessoria neste momento é muito importante porque garante que a ideia será executada com perfeição.
cerimônia de casamento ao ar livre

Noivos: Ju e Fábio | Clique por Vanessa Ferreira

  • Que tal o cortejo também entrar com um parasol? Além de ser um detalhe marcante, vai deixar seu casamento ao ar livre muito mais original, e além disso, também vai garantir que seus pais e padrinhos não estejam com os olhos fechados no álbum por conta da claridade. Sem falar que vocês podem abusar das poses com esse adereço na hora das fotos!
Noivos, madrinhas e padrinho no campo

Noivos: Shelby e Rich | Clique por Natalie Moser

  • Naquele período pré-cerimônia, deixe disponíveis loções com proteção solar. Frasquinhos personalizados com quantidades individuais serão um mimo muito útil para os convidados e farão com que eles se sintam mais confortáveis e despreocupados (principalmente para convidados com mais idade ou crianças, garantimos que isso faz a diferença!). Essas lembrancinhas da foto referência você encontra aqui.
  • lembrancinhas de casamento

    Fonte: KL Criative Designs

     

2. Saiba lidar com a chuva

casamento na chuva

Fonte: The Decisive Moment

Não adianta, o sonho do casamento ao ar livre pode se tornar um pesadelo por causa da chuva. Então, se você escolheu uma data com razoável incidência de chuva, temos uma dica incrível de como deixar o seu casamento blindado de problemas.

A palavra chave é: Coberturas!

Já falamos sobre elas aqui e ressaltamos sua importância mais uma vez! Mas além da cobertura mais óbvia (no local da cerimônia), pense também no caminho que os convidados farão até esse local, no caminho que o cortejo fará. Se não forem cobertos, estude a possibilidade de contratar o serviço. Além de tornar a experiência de todos muito mais confortável, as coberturas podem ser usadas para engrandecer ainda mais a decoração (chova ou não!). Veja abaixo alguns exemplos:

caminho para o altar

Fonte: Pam Scott Photography

casamento com vista para o mar

Noivos: Daiane e Daniel | Clique por CA Fotografia

casamento ao ar livre

Noivos: Julia e Bruno | Clique por Rudi Bodanese

 

3. Considere adaptações no terreno

Casamentos ao ar livre geralmente são realizados em lugares gramados, difíceis de andar com salto (principalmente se chover!). Então quando a ideia é fazer um casamento clássico apenas com a cerimônia ao ar livre (onde você mantém o dress code -leia-se sapato de salto e vestido longo, por exemplo), algumas adaptações do ambiente são importantes: como utilizar um tablado de madeira para fazer a base da cerimônia, sobretudo da passarela, para evitar qualquer tipo de inconivente ou acidente.

cerimônia ao entardecer

Noivos: Marília e Rodolfo | Clique por Studio Mansano

 

4. Deixe claro o início da passarela

Diferente de uma igreja ou salão, o espaço ao ar livre muitas vezes não conta com um layout pronto para a cerimônia. O que geralmente acaba fazendo com que a passarela não tenha um “começo”. Ás vezes o início do tapete não necessariamente é o melhor local para o cortejo esperar o momento da entrada. Além de tornar difícil para os convidados saberem até onde podem se posicionar para acompanhar a cerimônia, também faz com que o cortejo ande um caminho mais longo. Isso acontece já que, para preservar o efeito surpresa da entrada de cada casal e principalmente dos noivos, o cortejo acaba se iniciando em alguma estrutura mais distante da passarela.

Uma porta rústica grande ou um arco espesso de flores resolvem o problema e dão um charme a mais para o momento e para as fotos. O carro da noiva pode levá-la confortavelmente até bem próximo da porta, e como ela estará fechada, a equipe de assessoria consegue posicioná-la e ajeitar cada detalhe para uma grande entrada.

entrada da noiva

Noivos: Tamilis e Pedro | Clique por Talison Neri

passarela de casamento

Ana Luiza e André | Clique por Flávia Vitoria Photo

entrada da noiva no casamento ao ar livre

Ana Luiza e André | Clique por Flávia Vitoria Photo

 

5. A recepção pré-cerimônia

Oferecer algo que os convidados possam beber ou comer antes da cerimônia é muito importante, porque tornam a espera pela cerimônia muito mais agradável. Quando o casamento é ao ar livre, esse detalhe se torna um pré-requisito que compromete uma boa experiência por parte dos seus convidados.

Se o dia estiver quente, oferecer bebidas é essencial!  Assim os convidados não passam por nenhum mal-estar devido ao calor. Sucos e água cumprem bem a tarefa. As águas aromatizadas são muito bem vindas, além de extremamente charmosas.

welcome drink de casamento

Fonte: Plum Pretty Photography

Se estiver frio, bebidas quentes os mantém aquecidos e felizes. Chocolate quente é curinga, agrada a maioria das pessoas e é uma deliciosa surpresa! E caso você ainda esteja em dúvida, é possível aproveitar o melhor do casamento ao ar livre mesmo no inverno. Estamos preparando um post muito especial sobre esse tema, aguarde!

welcome drink para casamento no inverno

Fonte: Swoon Vintage Rental Co.

 

E esses foram nossos 5 primeiros cuidados para noivos que sonham com o casamento ao ar livre! Esperamos que você tenha gostado e que a lista seja útil para você. Se tiver qualquer dúvida, pode deixar nos comentários, que eu fico muito feliz em responder.

Um grande beijo e bom planejamento!


About

Agda Paula é Cerimonialista de Casamentos (Wedding planner), formada em Marketing, fundadora do Escola da Noiva (www.escoladanoiva.com ), atua na organização / assessoria de casamentos desde 2006. É uma empreendedora que é apaixonada pelo seu trabalho que se destaca no segmento. Não deixe de visitar o site (www.agdapaula.com.br )



'Casamento ao ar livre: 5 cuidados que você precisa ter' has no comments

Seja a primeira a comentar!


Deixe o seu comentário...

*Os campos com asterisco são obrigatórios*.

by Agda Paula www.agdapaula.com.br

error: Conteúdo protegido!