Casamento038

Cerimonial de Casamento Estilo Americano

Hoje em dia está sendo muito comum os Cerimoniais de Casamentos Brasileiros, seguirem o cortejo do Cerimonial Estilo Americano… Mas na verdade, somente o cortejo tem sido copiado porque a tradição nos Estados vai muito além do que bridesmaids e grooms men que aqui são conhecidos como Madrinhas e PadrinhosExiste todo um ritual a ser seguido…

Por exemplo, as Madrinhas ou Damas-de-Honra Adultas, chamadas nos Estados Unidos de bridesmaids.

Existe uma madrinha especial, normalmente a melhor amiga que é a responsável por auxiliar a Noiva na organização de todo o casamento, desde o vestido de noiva até a lua de mel. Organiza o chá de panelas, e no dia do casamento se arruma no mesmo lugar que a noiva, ajuda a Noiva a se vestir, etc…

Os Padrinhos, chamados nos Estados Unidos de  grooms men, auxiliam o Noivo na escolha do Traje, organizam a despedida de solteiro e no dia do casamento se trocam no mesmo lugar que o noivo, eles passam o dia juntos! 

Os convites são enviados pelo correio e não pessoalmente como aqui no Brasil.

Dentro do convite vai um cartão para que o convidado confirme presença, o famoso RSVP. 

E pode ter certeza, lá todos confirmam a presença até a data indicada no cartão! 

Leia também:
As Madrinhas no cerimonial de casamento americano
Os Padrinhos no cerimonial de casamento americano

É diferente daqui que algumas pessoas acham isso bobeira e não confirmam, e algumas que confirmam, deixam para a última hora, atrapalhando todo o cronograma da Cerimonialista de Casamentos com a Noiva e com o Buffet.

Lá não existe casamento informal só porque é de manhã, ou formal porque é de noite… 

Os noivos que decidem se irão querer uma cerimônia as 10:00h da manhã totalmente FORMAL, ou um casamento as 20:00h totalmente INFORMAL.

O cortejo tem uma participação especial de uma Madrinha (que pode ser a sua irmã, sua prima, ou aquela melhor amiga) ela é chamada de maid of honor e um Padrinho (que também pode ser o irmão, primo ou melhor amigo do Noivo) chamado de best man.

A maid of honor é responsável por fazer todos chorarem com palavras bonitas e românticas… rsrsrs Já o best man é responsável por contar piadas e coisas engraçadas do noivo e causar muitas gargalhadas em todos os convidados, depois esses discursos é encerrando com o Brinde!

Para a função de Bridesmaids e Grooms Men, são escolhidas as irmãs, irmãos, primas, primos e melhores amigas e amigos do Noivos, ambos ficam separados no altar, e não em pares como aqui no Brasil.

As mulheres em fila ao lado da Noiva e os homens também em fila ao lado do Noivo

Os pais não ficam no altar como aqui no Brasil, eles assistem a cerimônia sentados na primeira fileira da igreja.

Mesmo no existem as criancinhas que alegram, encantam e emocionam como aqui…

As daminhas são chamadas de flower girls e entram com uma cestinha repleta de pétalas que vão jogando por onde a Noiva passa. 

E os Pajens que são chamados de ring bearers carregam uma almofada com os anéis. Isso mesmo ANÉIS!

Lá eles não usam alianças, mas sim um anel diferente.

A noiva usa esse anel junto com o anel de brilhante ou de diamante que ela ganhou no dia do noivado. No noivado o anel é usado na mão esquerda e não na mão direita como aqui no Brasil. 

Usamos a aliança de noivado na mão direta e quando trocamos os votos usamos a aliança na mão esquerda. Lá não, se usa tudo na mão esquerda. 

Ah! E tem também ushers que acompanham os convidados de honra até seus lugares que são reservados especialmente. A equipe toda é chamada de bridal party.

Aqui no Brasil temos as equipes de Assessoria para Casamentos que é composta pela: Cerimonialista, Recepcionistas, Assistentes e Assessores. Lá nos EUA os organizadores de casamento são figurinhas carimbadas, mas suas atuações são mais limitadas.

Na decoração, as flores nem sempre são tão usadas… Por ser muito caro, as flores artificiais são mais vistas nos Cerimoniais de Casamentos Americanos. Principalmente as Rosas que aqui no Brasil a maioria das decorações utilizam, lá elas são muitas caras e por isso não são tão vistas.

No início da cerimônia, as mães dos noivos acendem uma vela cada uma, simbolizando que deram a luz a cada um. 

E antes do celebrante anunciar os noivos como marido e mulher, os noivos acendem uma vela unity candle.

Ao final da cerimônia, os noivos pegam as velas que suas mães acenderam e juntos acendem uma única vela, simbolizando que eles estão UNIDOS PARA SEMPRE. Muito lindo!

Na saída dos noivos da Igreja, todos os convidados tocam um sino que se encontra amarrado nos bancos, isso é para desejar Felicidade aos noivosE os famosos arroz não escapam da saída dos Noivos na porta da igreja.

Na recepção todos os convidados tem seus lugares marcados, você chega assina o livro de convidados e pega um cartão com o seu nome que indica aonde você deverá se sentar.

Todos os padrinhos e madrinhas se sentam juntos com os Noivos numa mesa de destaque chamada de head table.

Lá é muito comum os noivos ganharem dinheiro como presente.

Diferente daqui do Brasil, as pessoas são avisadas pelos garçons a hora que a sua mesa deverá ser servir, para que não tumultue a mesa do Buffet. Muito Bom isso! 

Na hora do corte do bolo é comum a brincadeira de um jogar bolo na cara do outro… Confesso que essa parte eu não gosto! Imagina a noiva toda linda e maravilhosa, ter que ir ao banheiro depois limpar seu rosto! Sua maquiagem vai embora! rsrsrsrs

A valsa nem sempre é uma música clássica, pode ser a música tema do casal, podendo ser ela dançante, lenta,  etc…

Na hora do buquê é como aqui, tirando uma parte que a Noiva se senta e o noivo tira o garter belt da noiva e joga para as solteirões da Festa! Isso mesmo! Os homens também se matam para pegar o garter belt.

Isso é tradição lá!

Após isso, o solteiro que pegou a Cinta-Liga (garter belt) coloca a mesma na perna da solteira que pegou o Buquê e ambos dançam uma música juntos… E aí quem sabe não sai um novo amor? rsrsrsrs

E depois a festa rola solta como aqui… Muita bebida, risadas, danças , pate-papo, etc…

Bom, é isso! Aqui no Brasil por enquanto, nos cerimoniais o que está na moda são as Damas-de-Honra adultas!!!

Qualquer dúvida, pergunte-me!

Beijos.
Agda Paula 

Incoming search terms:

  • casamento americano
  • casamento estilo americano
  • casamento americano padrinhos
  • casamentos americanos
  • yhs-ddc_bd
  • casamento estilo americano madrinhas
  • casamento americano cerimonia
  • casamento estilo americano no brasil
  • aliancas estilo eua
  • entradas de casamento nos eua


About

Agda Paula é Cerimonialista de Casamentos (Wedding planner), formada em Marketing, fundadora do Escola da Noiva (www.escoladanoiva.com ), atua na organização / assessoria de casamentos desde 2006. É uma empreendedora que é apaixonada pelo seu trabalho que se destaca no segmento. Não deixe de visitar o site (www.agdapaula.com.br )



'Cerimonial de Casamento Estilo Americano' has 40 comments

  1. 5 de outubro de 2010 @ 3:20 AM Rebecca Fernandes

    aiin eu gosteei *———-*

    Reply

  2. 18 de outubro de 2010 @ 12:20 AM Elaine

    como é a entrada na igreja do noivo e dos rapazes no cerimonial americano??

    Reply

  3. 20 de outubro de 2010 @ 3:42 PM Agda Paula

    Oi Rebecca! É mesmo mto legal esse tipo de cerimonial…

    Oi Elaine…
    Pode ser feito de dois jeitos:
    1- Os padrinhos já se posicionam no altar antes da cerimônia começar… As madrinhas entram uma atrás da outra e depois o Noivo.
    2- Entra os padrinhos um atrás do outro… as madrinhas da mesma forma e depois o Noivo.
    No altar deve-se ficar mulheres do lado da Noiva e homens do lado do Noivo. Não tem pares nesse tipo de cerimonial.

    Espero ter ajudado vocês!

    Beijos

    Reply

  4. 12 de novembro de 2010 @ 2:02 AM Luciane Bispo Brito

    Eu posso fazer uma cerimonia tradicional usando bridesmaids ou para ter as damas adultas sou obrigada a seguir o cerimonial americano?

    Reply

  5. 16 de novembro de 2010 @ 11:57 PM Agda Paula

    Oi Luciane!

    Não há nenhum problema em você colocar as Bridesmaids na sua cerimônia tradicional… Não há necessidade de fazer o cortejo americano.

    Qualquer dúvida, estou à disposição e se precisar de uma Cerimonialista para cuidar de tudo para você, estou à sua disposição!

    Beijos

    Reply

  6. 8 de dezembro de 2010 @ 3:06 AM VIVIANE CAVALCANTI

    ameii…. pretendo casar em 2011 e decidi por esse tipo de cerimonial pq temos amigos solteiros e solteiras. n queremos ficar na obrigação de convidar casais. Ahh lah a maioria das madrinhas usam o mesmo vestido, fica legal fazer assim aqui? Tow pensando em fazer assim tb^^

    Obrigada pela dicaa =)

    Reply

  7. 25 de janeiro de 2011 @ 12:01 PM michele_ozeias

    Eu vi que vc postou a ordem de entrada nesse estilo de casamento, só fiquei com uma dúvida: O noivo e a noiva entram normalmente acompanhados dos pais ou nessa cerimônia eles entram sozinhos?

    Reply

  8. 19 de maio de 2011 @ 2:32 AM Agda Paula

    Oi Viviane!

    A idéia do cerimonial estilo americano, é exatamente por isso… Ele não tem essa obrigação de ter que convidar casais para serem seus padrinhos, você pode convidar melhores amigas suas e melhores amigos do seu noivo.
    Quanto ao vestido, o ideal são todos estarem iguais, se não for possível modelo e tecido, pelo menos a mesma cor, porque senão não causará o efeito de Damas de Honras e Pagens Adultos!

    Obrigada pela sua visita e comentário!
    Beijos

    Oi Michele,

    Os noivos podem entrar acompanhados dos pais sim, sem problemas! E se quiser, também pode entrar sozinhos… isso fica a seu critério…
    Beijos e obrigada pela visita e comentário!

    Agda Paula
    Assessora e Cerimonialista de Casamentos

    Reply

  9. 12 de junho de 2011 @ 5:52 PM Dandara Costa

    Agda…

    Só mesmo você pra resolver meus problemas.! Rsrsrs
    Meu cortejo esta ficando cada vez maior. RS* Sempre gostei da idéia das damas de honra adultas e tenho as minhas escolhidas e avisadas, portanto não irei optar pelos tradicionais casais de madrinhas e padrinhos e sim pelas Bridesmaids e os Grooms men. Tenho também 3 casais de crianças (os pajens e as daminhas ). Mas tenho 4 pessoas meninas de 15 anos que gostaria de incluir no cortejo, então pensei se não poderiam ser uma espécie de "floristas". Estou com esta duvida e acho que só irei contratar cerimonialista para o dia, desta forma estou explorando o máximo esta ferramenta maravilhosa que é a internet.
    E Enfim te encontrei!

    Sendo assim tenho algumas duvidas:

    1- Meu noivo tem um filho de 7 anos e eu gostaria que ele tivesse um papel de destaque entre os outros casais de daminhas, se eu optar por ele levar as alianças devo escolher outra criança para compor os casais?
    2- Quando escolho os padrinhos e as madrinhas (Bridesmaids e os Grooms men) muda a ordem do cortejo e elas não entram na minha frente?
    3- As meninas de 15 anos que gostaria de inserir no cortejo, gostaria de sua opinião…

    Aguardo ansiosamente sua resposta!!!

    Reply

  10. 13 de junho de 2011 @ 6:46 PM Agda Paula

    Oi Dandara!

    Fico feliz que esteja te ajudado, mesmo que de longe… rsrsrs

    Vamos as dúvidas:
    1- Você pode deixar apenas o menino de 7 anos para entrar depois com as alianças, SOZINHO!
    A menina que ficará sem par, ela pode entrar antes dos dois casais que você já tem formado, apenas com um pequeno bouquet, ou pode entrar junto com as meninas grandes (floristas)ela entra na frente das meninas jogando pétalas de rosas…
    2- Não, eles entram sim na sua frente, os Grooms Men antes do noivo e as Bridesmaids antes de você.
    3- Então, se você quer a presença dessas meninas elas podem entrar tanto como floristas, antes de você e depois das Bridesmaids, quanto junto com as Bridesmaids, pois para ser dama de honra adulta, não é necessário todas terem a mesma faixa etária de idade. Esse estilo de cortejo te dá liberdade de trabalhar com todas as idades.

    Conselho: Contrate um profissional para te assessorar no dia, esse estilo de cortejo requer alguns cuidados especiais, para que tudo saia perfeito, tenha um profissional da área para cuidar de todos os detalhes para você.
    Se você for de SP ou Interior, terei o maior prazer em poder assessorá-la!

    Beijos e Obrigada pela visita e espero que o meu Site/Blog te ajude no que precisar!

    Reply

  11. 14 de junho de 2011 @ 8:51 PM Anonymous

    Oi agda, adorei suas dicas.
    Estou cm uma duvida esse estilo de casamento, so serve se for na igreja, pq so vou casar no campo, mas vai ser so civil. tem alguma diferença se for so civil ou religioso?? desde ja obrigada

    Jack

    Reply

  12. 14 de junho de 2011 @ 9:17 PM Agda Paula

    Olá Jack!

    Esse estilo de cerimônia pode ser feito em qualquer ambiente… Igreja, Buffet, Sítio, Chácara, etc…

    A única diferença entre a cerimônia civil e religiosa é o tempo que cada uma leva, de resto o cortejo pode ser montado da forma que quiser.
    Só que você precisa conversar com o juiz de paz, para que ele siga o roteiro de uma cerimônia civil, senão, você não terá entrada das alianças, cumprimentos e saída.

    Conselho: Contrate uma assessora para organizar seu cortejo e sua cerimônia, esse tipo de cortejo requer cuidados, pois existem algumas regras.
    Se você for de SP me mande um e-mail, que eu te envio uma proposta "sem compromisso" para assessoria do dia.

    Agradeço a sua visita e o seu comentário, espero ter esclarecido a sua dúvida.

    Beijos

    Reply

  13. 11 de agosto de 2011 @ 9:02 PM mel

    AMEIII AMEIII … mtoo legal
    vou me casar em 2012, e vai ser assim… Quero me casar em sitio, com estilo Country, meu namorado e eu dançamos Sertanejo e country, somos apaixonados pelo estilo, queremos fazer um casamento assim, com direito de se casar com bota e chapéu. A dificuldade q estou tendo é em achar um sitio bacana, rústico, estilo casamento americano mesmo.. Se souber de algum, por favor me ajudeeee rs …
    Adoreiii as dias Obrigada..!!!
    meu email: mel_12s@hotmail.com

    Reply

  14. 12 de agosto de 2011 @ 12:24 AM Agda Paula

    Oi Mel!

    Uau! Que diferente hein! Seu casamento vai ser super estiloso e nada melhor do que o cerimonial ser "Estilo Americano"… Boa escolha!

    Então, eu conheço alguns sitios legais sim… Vou te passar por e-mail.

    E se ainda não tiver contratado o serviço de assessoria, me coloco a sua disposição para te ajudar… Ainda mais sabendo que o Cerimonial será nesse estilo… que eu amo fazer! rsrs

    Agradeço a sua visita e comentário e fico feliz que tenha gostado das dicas!

    Beijos

    Reply

  15. 12 de agosto de 2011 @ 4:44 PM Anonymous

    Agda,
    Adorei a idéia de ter Bridesmaids e Groomsman, já até escolhemos as pessoas…rs, porém tenho uma dúvida…meu namorado entrará com a mãe dele e eu com meu pai. Neste caso minha mãe e meu sogro ficam em algum lugar de destaque , entram como padrinhos normalmente ou não. Simplismente participam como convidados?
    Obrigada!!!

    Reply

  16. 12 de agosto de 2011 @ 5:12 PM Agda Paula

    Olá!

    Se você optar por ter os Groomsman e as Bridesmaids, sua mãe e seu sogro podem entrar com eles, ou então entrarem juntos antes do cortejo.
    Eles devem se posicionar no altar junto com os Groomsman e as Bridesmids… E quando seu pai e a mãe dele entrarem, a mesma coisa, se posicionam no altar, ficando Groomsman do lado direito e as Bridesmaids do lado esquerdo.

    Agora, você pode também deixar que os pais fiquem juntos no altar, sem problemas!

    A ideia do cortejo estilo americano, é justamente não ter pares… Mas você pode adequar da forma que achar melhor!

    Se ainda não tiver contratado Assessora/Cerimonialista para o seu grande dia, me coloco a disposição para te ajudar!

    Grande Abraço, e obrigada pela visita e comentário!

    Reply

  17. 21 de novembro de 2011 @ 5:47 AM Anonymous

    Oi, gostaria de saber se as brides maid e os grooms men ficam de pe durante a cerimonia? ou tenho q colocar cadeiras no altar?
    oBrigado

    Reply

  18. 24 de novembro de 2011 @ 1:56 PM Anonymous

    AGDA,BOM DIA !!!

    POR FAVOR, COLOQUE A ORDEM DE ENTRADA DAS PESSOAS NUM CERIMONIAL AMERICANO !!! sALVE AS NOIVAS !!

    ABRAÇOS

    Reply

  19. 24 de novembro de 2011 @ 5:38 PM Agda Paula

    Olá!

    Vou fazer um post falando sobre isso, ok? Assim eu ajudo a todas a noivas que tem essa dúvida!

    Beijos e confira depois o Post, aguardo seu comentário nele… rsrs

    Reply

  20. 5 de janeiro de 2012 @ 12:38 PM Anonymous

    Agda Bom dia!!!!

    Vou fazer meu cortejo estilo americano MuitOo lindO!!!!! mas vou entrar com a minha mãe aiii estou confusa, onde minha mãe minha sogra e meu sogro ficam???

    Beijoss e Parabéns pelo seu trabalho!

    Reply

  21. 27 de agosto de 2012 @ 12:58 AM Agda Paula

    Olá

    Sua mãe e seus sogros podem ficar tanto no altar, quanto no primeiro banco da igreja… você decide!!!
    Beijos querida e felicidades!!!!
    Obrigada pelo seu carinho, pela visita e pelo comentário!!!
    Precisando, estou aqui!!! SEMPRE!!!

    Reply

  22. 22 de novembro de 2012 @ 1:37 PM Anônimo

    A minha dúvida é a seguinte, na entrada das damas de honra, elas entram acompanhadas e se separam lá na frente ou não?

    Reply

    • 4 de dezembro de 2012 @ 1:32 PM Agda Paula

      Olá Talita! Tudo Bem?

      Existem duas formas… Elas podem entrar acompanhadas e no altar se separarem, ou entrar todos separados… Quem escolhe é vc!!!!
      Pode ser das formas!!!
      Beijos

      Reply

  23. 6 de dezembro de 2012 @ 10:54 PM Leunida Heberle Gomes de Oliveira

    lindos adorei ….

    Reply

    • 12 de maio de 2013 @ 1:28 PM Agda Paula

      Eu amo este estilo de casamento.

      Reply

  24. 8 de janeiro de 2013 @ 6:00 PM Silvia Melisa da Silva

    Estou com uma dúvida, também trabalho como cerimonial, mas é a primeira vz que irei fazer uma casamento estilo americano. No caso da entrada são as madrinhas que entram primeiro ou são os homens? Fico no aguardo e agradeço…

    Reply

  25. 16 de março de 2013 @ 4:05 AM Dayanne Joyce

    Amei as dicas só não sei a
    ordem de entrada no casamento americano

    Reply

  26. 7 de maio de 2013 @ 4:06 AM Bruna Totti

    Certeza que o meu sera assim!!! 😀

    Reply

    • 12 de maio de 2013 @ 1:29 PM Agda Paula

      É o meu estilo preferido. Amo quando tenho que organizar casamento assim.

      Reply

  27. 24 de maio de 2013 @ 10:41 AM Talyta

    Tenho eu adoroo esse estilo mais queria saber a ordem da entrada dos padrinhos? e tirar mas uma duvida se pode usar alem de pratinhos no estilo americano,ter uma melhor amiga para levar minha alianças?

    Reply

  28. 7 de outubro de 2013 @ 5:53 PM Raina Rodrigues

    a minha duvida é: tem a entrada do noivo com a mãe ou eles já ficam lá no altar só esperando a noiva entrar?

    Reply

    • 15 de outubro de 2013 @ 3:17 PM Agda Paula

      Olá Raina,

      O normal é que o noivo já esteja no altar.

      Beijos,

      Reply

  29. 7 de maio de 2014 @ 2:43 AM Núbia Tavares

    Amei esse texto. Eu tinha várias dúvidas sobre o protocolo do cerimonial e sanei todas aqui! Muito obrigada!

    Reply

    • 13 de maio de 2014 @ 3:56 PM Agda Paula

      Olá Núbia,

      Que bom poder ajudá-la!

      Um grande beijo,

      Reply

  30. 16 de agosto de 2014 @ 9:34 AM sandra

    Minha mãe vai se casar e quer que eu com 40 anos e minha irmã com 32 sejamos suas damas de honra. Escolhemos vestidos no estilo parecido com o da noiva menos detalhado, e cores em tom de rosa (parece debutante) somos altas e magras. Ficou bonito. O que acha da idéia? Estou pensando em usar outro vestido menos”bolo de noiva” para a festa. Indecisa em relação as escolhas. Me dê uma ajuda.

    Reply

    • 9 de setembro de 2014 @ 12:05 PM Agda Paula

      Olá Sandra,

      Primeiramente, agradeço por ser leitora do Blog.

      Sempre gosto de ratificar a importância de se ter uma Assessoria de Casamentos profissional acompanhando o planejamento do casamento, pois desde os pequenos até os detalhes mais grandiosos, esta profissional será de grande utilidade.

      Ao ler a sua dúvida, me deu vontade de estar ao lado de vocês para ter uma ideia melhor da decoração, do vestido da sua mãe e dos vestidos de vocês para que eu pudesse formar uma opinião mais precisa. 😀

      A respeito do vestido, é muito importante que vocês duas estejam confortáveis, caso não, vale a pena uma conversa com a noiva para convence-la a mudar o modelo. Ok? Quanto a trocar de vestido para a hora da festa, não há nenhum problema, apenas espere para fazer as fotos protocolares com a sua mãe, para que ela possa ter vocês duas com o vestido nas fotos.

      Um grande beijo.
      Agda Paula
      Assessora de Casamentos

      Reply

  31. 2 de outubro de 2014 @ 5:11 PM Débora Viana

    Olá, adorei seu Blog, estou começando a me planejar pra casar em 2017 e adorei esse estilo de cerimônia. O problema é que meu namorado tem muitos amigos e eu tenho poucas amigas, não fica estranho lá no altar um número diferente de pessoas pra cada lado? Sou nova nisso, preciso de ajuda. rs
    Beijos

    Reply

    • 9 de outubro de 2014 @ 6:48 PM Agda Paula

      Olá Débora,

      Fico muito feliz que esteja gostando do blog, por mais que o hoje em dia eu não tenha tempo para atualizá-lo como deveria, ainda consigo um tempinho para responder a noivas queridas como você. Algo que sempre digo é, não deixe de contratar uma assessoria de casamento profissional logo no início do planejamento.

      A respeito da sua dúvida, fique tranquila. O Cerimonial estilo americano, lhe permite ter uma quantidade diferente de padrinhos e madrinhas no altar, é uma grande vantagem que este formato de cerimônia trás.

      Um grande beijo,
      Agda Paula
      Assessoria de Casamentos

      Reply

  32. 30 de dezembro de 2014 @ 3:29 PM Helton

    Bom dia, minha noiva esta querendo que as madrinhas estejam com a mesma cor de vestido, gostaria de saber se a cor tem que ser na cor tema?
    A cor do casamento será Azul e Amarelo, as madrinhas tem que estar com os vestidos na cor azul ou amarelo?
    Desde ja obrigado pela atenção

    Reply

    • 6 de janeiro de 2015 @ 1:21 PM Agda Paula

      Olá Helton,

      É sempre muito interessante vocês seguirem os mesmos tons, ou seja, as mesmas cores planejadas para o casamento também para os vestidos. Utilizar a mesma cor para as madrinhas fica sempre muito lindo! Arrasem!! :)

      Agda Paula
      Assessoria de Casamentos

      Reply


Deixe o seu comentário...

*Os campos com asterisco são obrigatórios*.

by Agda Paula www.agdapaula.com.br