O que é ser Padrinho e Madrinha de Casamento???

Qual é a função dos Padrinhos de casamento na vida do casal? 
Muitas pessoas não entendem o significado de ter Padrinhos em seu Casamento… Pensam que eles só servem para dar PRESENTES!!!!! Os padrinhos, devem apoiar o casal em todos os momentos da vida, principalmente nos difíceis. Por isso eles precisam ser escolhidos com muito carinho!!!!
Por que eu estou falando sobre isso?
Porque tenho percebido em alguns casamentos, que os padrinhos  não andam participando tanto como deveriam!!! 
Na minha opinião, não basta ser padrinho: tem que participar!!!

Você precisa estar disposto a ajudar no que for preciso!

No dia do casamento deve estar disposto a esperar, ficar de pé, rir junto, chorar se preciso, se precisar tirar 1000 fotos, estar lá alegre e compartilhando desse momento único na vida do casal que te convidou….

Nos casamentos que eu assessoro, tento fazer com que tudo funcione de uma forma bem light tanto pros noivos, quanto para os pais, damas, pajens e os padrinhos.

Se o local da festa tiver um espaço para que as fotos sejam feitas antes dos noivos entrarem no salão, perfeito!!! Do contrário a gente sempre arruma um espaço em conjunto com a empresa de foto e vídeo!!!

Assim, reunimos a todos e  sai tudo bem rapidinho… Se a opção for fazer depois da entrada dos noivos no salão, pedimos ao DJ que anuncie todos os pais, damas, pajens e padrinhos para as fotos e quando estão todos juntos conseguimos fazer as fotos super rápido!!!
Mas nem sempre os padrinhos estão com boa vontade e reclamam quando tem que esperar pelo outro casal que está na vez da foto etc…

Leia mais:
Padrinhos ao Estilo Americano
Idéias de Gravatas para Padrinhos
Penteados para Madrinhas 

Desde o início da Cerimônia até o final da festa, existe um cronograma traçado pelos Noivos junto com sua CERIMONIALISTA DE CASAMENTO, Fornecedores (Foto e Filmagem, Dj, Banda, Decoração, Buffet), que deve ser seguido para que tudo saia PERFEITO!!!

Aqui vão algumas dicas para os noivos:

  • Pense muito ao convidar seus padrinhos. Selecione bem! Convide quem for amigo mesmo! Use o critério que achar melhor e não se intimide se um joselito se convidar. Ignore o convite e continue a sua seleção dos melhores amigos, você não pode aceitar que alguém que não esteja em seus planos, se auto convide para ser seu padrinho e você ficar sem graça de não aceitar! O momento é único e requer pessoas especiais para vocês!
  • Estabeleça um número. 6 casais de cada lado é o número ideal. Acima disso, além de ficar cansativo para os convidados, pois a entrada do cortejo será muito demorada, se a igreja não tiver um altar adequado, vai ficar muito feio nas fotos os padrinhos apertados. Pense também que você terá que tirar fotos com todos eles. Quanto maior for o número de casais, mais tempo levará para fazer todas as fotos e isso pode te estressar bastante, acredite!
  • Uma solução para quem convida muitos padrinhos é combinar com o Fotógrafo e a Assessora de Casamentos para fazer as fotos logo após a cerimônia. É super rápido, e você ganha tempo e não corre o risco de algum padrinho se perder pelo caminho ou não estar arrumado até a hora das fotos!!!
  • Se você tem muitos padrinhos, o ideal é fazer a foto de dois em dois casais. Assim você aproveita mais seu  álbum!!!

Agora, claro! Algumas dicas para os padrinhos:

  • Chegue cedo. Você não vai querer ser a culpada (o) pelo atraso do casamento do seu grande amigo né?
  • As fotos oficiais acontecem logo no início da festa. Por isso colabore! Fiquem por perto e sempre atentos! Os homens não devem tirar o paletó, a gravata e as lapelas.
  • Madrinhas – Não fiquem fazendo comparações com o seu casamento. Do tipo: “Nossa!! Que demora essas fotos! Tô cansada!!” “No meu Casamento não foi assim!” Isso é super chato! Não critique o casamento da sua amiga. Se ela quiser fazer 1000 fotos, respeite a decisão dela e esteja ali para ajudar, pronta para esperar e tirar quantas fotos forem precisas!!!!
  • Não fujam depois da primeira foto… Fiquem até o Fotógrafo ou a Cerimonialista de Casamentos liberar a todos. Se vocês colaborarem, tudo será mais rápido!
  • No momento das fotos, os copos e taças não são bem vindos nas fotos oficiais, por isso nada de levar suas bebidas para a hora das fotos, vocês terão muito tempo para beber e curtir a festa juntos!!!
  • Saiba esperar a sua hora. Não adianta todo mundo querer tirar foto ao mesmo tempo… Espere a Cerimonialista de Casamentos te chamar, ela saberá o momento da sua vez, na verdade boas profissionais apresentam a proposta e organizam os padrinhos de forma harmoniosa, rápida e tranquila.
  • Bom humor é FUNDAMENTAL!
  • Disposição é OBRIGATÓRIO! 🙂

Vale lembrar também que a madrinha e o padrinho devem sempre estar ao lado dos noivos, ajudando o casal em todos os momentos de sua vida, como uma espécie de irmão “Anjo da Guarda”…

Bom, é isso! Acho que o mais importante é ter noção do papel que você representa e fazer com que de sua parte tudo saia perfeito!!! Aliás você está contribuindo para que o dia mais importante na vida dos Noivos, SEJA INESQUECÍVEL!!!!!


Pensem Comigo: De tantos amigos, parentes, você foi selecionado (a). Isso é uma honra!!! Tem que ficar muuuuuuito Feliz!!!

Grande Beijo,

Agda Paula.

foto: Layla Eloá.



About

Agda Paula é Cerimonialista de Casamentos (Wedding planner), formada em Marketing, fundadora do Escola da Noiva (www.escoladanoiva.com ), atua na organização / assessoria de casamentos desde 2006. É uma empreendedora que é apaixonada pelo seu trabalho que se destaca no segmento. Não deixe de visitar o site (www.agdapaula.com.br )



'O que é ser Padrinho e Madrinha de Casamento???' has 29 comments

  1. 11 de junho de 2010 @ 5:33 PM Amanda Luna

    ai amei este post, eu também não sabia o que era ser padrinho de casamento…

    beijão!!!
    sermulhereomaximo.blogspot.com

    obs:postei os jodadores mais bonitos da copa 2010, passa lá p/ ver!!! mais tarde terá mais posts além deste!!!

    Reply

  2. 11 de junho de 2010 @ 5:54 PM Agda Paula

    Oi Amanda Luna!!!!

    Obrigada! Quando tiver alguma dúvida ou alguma dica de Postagem, me mande que adorarei ajudá-la!
    Beijos

    Reply

  3. 14 de junho de 2010 @ 12:09 AM Nancy & Felipe

    Vc poderia está postando alguns modelos de roupas para madrinhas , pois esrou perdida e sei que não sou unica…Obg. Sucesso

    Reply

  4. 9 de janeiro de 2011 @ 10:57 PM Anonymous

    Olá, adorei seu post sobre o padrinhos. Eu tenho uma dúvida, para ser padrinho e madrinha é obrigatório estes serem casados ou serve se forem namorados?
    Desde já, agradeço!

    Reply

  5. 11 de janeiro de 2011 @ 2:02 PM Priscila

    Olá,

    me precipitei, com muita ansiedade na cabeça, e já convidei 5 casais para o meu lado… você acha que ficará feio esse tanto de pessoas?

    Obrigada

    Reply

  6. 11 de janeiro de 2011 @ 2:45 PM Agda Paula

    Olá Nancy e Felipe!

    Obrigada pelo comentário!
    Já existe 3 post falando de roupas para madrinhas… dá uma olhada nesse link.
    http://agdapaulacerimonialista.blogspot.com/search/label/Vestidos%20para%20Madrinhas

    Qualquer dúvida, continuo a sua disposição!

    Grande Abraço!

    Agda Paula
    Cerimonialista de Casamentos

    Reply

  7. 11 de janeiro de 2011 @ 2:49 PM Agda Paula

    Olha para a escolha dos seus padrinhos e madrinhas, não há necessidade dos mesmos serem casados, noivos ou namorados, você pode escolher um melhor amigo do seu noivo, com a sua melhor amiga. Não há nenhum problema!

    Existem casais que não gostam e acabam arrumando intrigas entre sim, para isso, seria interessante você fazer DAMAS DE HONRAS ADULTAS, assim você ñ precisa que os mesmos entrem juntos, de mãos dadas ou braços dados. Eles serão como seus padrinhos também, a função será a mesma, só o cortejo que será diferente!

    Precisando de mais ajuda, estou á disposição!
    Grande Abraço!

    Agda Paula
    Cerimonialista de Casamentos

    Reply

  8. 11 de janeiro de 2011 @ 2:51 PM Agda Paula

    Olá Priscila!

    Não está exagerado não! Já fiz casamentos o qual haviam 9 casais de cada lado.
    O que você precisa ver, é a disposição do seu cortejo, se houver muitas damas, o mesmo deverá ser montado de uma forma que não fique cansativo para seus convidados.

    Precisando de ajuda estou á disposição!

    Grande Abraço!

    Agda Paula
    Cerimonialista de Casamentos

    Reply

  9. 16 de setembro de 2011 @ 2:33 AM Anonymous

    e um casal de padrinhos pra cada lado, fica feio?

    grata, Ana caroline.

    Reply

  10. 8 de fevereiro de 2013 @ 5:03 PM Fernanda Toyo

    muito legal valeu a dica tinha coisas que eu não sabia .beijos

    Reply

    • 26 de fevereiro de 2013 @ 10:53 AM Agda Paula

      Olá Fernanda,

      Que bom que pude ajuda-la de alguma forma.

      Beijos,

      Reply

    • 26 de fevereiro de 2013 @ 2:56 PM Agda Paula

      Olá Fernanda,

      Que bom que pude ajuda-la de alguma forma.

      Beijos,

      Reply

  11. 6 de abril de 2013 @ 3:30 PM Felipe Felix

    gostei da parte em que você diz: "entre muitos, você foi escolhido…" eu tô extremamente feliz, vou ser padrinhos do casal mais lindo da face da terra e vou desemprenhar meu papel da melhor forma possível 😀
    serei eternamente grato aos meus queridos amigos e eternos príncipe e princesa 😀

    valeu pelas dicas, tá me ajudando mt! aah, sou marinheiro de primeira viagem e mt novo por sinal pra ser um padrinho de casamento, mais como falou, eu fui escolhido e honrarei com o compromisso que fiz com meus afilhados.

    Reply

  12. 15 de maio de 2013 @ 9:33 PM Dani Do Bruno Leonardo

    Amo os meu PADRINHOS E MADRINHAS de Casamento, desde já: Ricardo; Roberta; Paulo Otávio; Sabrina; Solange; Eraldo. O meu eterno carinho, gratidão, agradecimentos e amor, de uma vida à dois, compartilhada com as melhores pessoas do mundo!! Obrigada mesmo!!

    Reply

  13. 19 de junho de 2013 @ 7:58 AM Maria Lúcia Silva

    Prezado,
    Gostaria que me enviasse uma mensagem, pois fui convidada para ser madrinha e padrinho(com meu esposo), de casamento, não sei como fazer uma mensagem de agradecimento. Aguardo resposta. Maria Lúcia Silva

    Reply

  14. 17 de setembro de 2013 @ 10:33 PM Danusa Soares

    É uma honra ser madrinha de amigos tão queridos.
    Sei que não é facil escolher madrinhas e padrinhos.

    Reply

    • 15 de outubro de 2013 @ 3:07 PM Agda Paula

      É verdade Danusa, ser madrinha é uma grande honra, pois são pessoas escolhidas a dedo.

      Reply

  15. 20 de outubro de 2013 @ 7:17 PM Barreto

    Isso é ser padrinho/madrinha de casamento!? Poxa, que legal! Achei que tinha algum papel na vida dos noivos após o casamento! Não sabia que era só para a festa de casamento, para tirar fotos! Achava que era para aconselhar na vida matrimonial, principalmente, após a festa do casamento, ajudar nos momentos difíceis, auxiliar a segir uma vida correta, não estimular à traição… Também, não sabia que o fundamental para saber o número máximo de padrinhos era a quantidade que ficasse bem nas fotos. Obrigado pelo post super instrutivo. Graças a este post, descobri que para ser padrinho, basta saber seguir as regras de etiqueta e ser amigo de um dos noivos na hora do casamento! Ah, e dar um presente legal!

    Reply

    • 29 de outubro de 2013 @ 5:06 PM Agda Paula

      Olá Barreto,

      Este post foi escrito atendendo aos pedidos de algumas noivas que estavam desesperadas com o descaso dos padrinhos escolhidos, por este motivo ele é focado na cerimônia e na festa.

      Concordo plenamente com você que os padrinhos na verdade devem estar focados em auxiliar os noivos durante toda a vida, antes e depois do casamento. Por este motivo, no início do post fiz a seguinte observação: Muitas pessoas não entendem o significado de ter Padrinhos em seu Casamento… Pensam que eles só servem para dar PRESENTES!!!!! Os padrinhos, devem apoiar o casal em todos os momentos da vida, principalmente nos difíceis. Por isso eles precisam ser escolhidos com muito carinho!!!! No Final do post, eu comento o seguinte: Vale lembrar também que a madrinha e o padrinho devem sempre estar ao lado dos noivos, ajudando o casal em todos os momentos de sua vida, como uma espécie de irmão “Anjo da Guarda”.

      Em todo o caso, muito obrigado.

      Reply

  16. 10 de novembro de 2013 @ 1:20 PM Arele Líbni

    Depois dessa, mãos a obra na acolha e reformulações!

    Reply

  17. 3 de agosto de 2015 @ 2:34 PM Andressa

    Boa tarde! ! Como me refiro aos noivos de quem fui madrinha? Comadre, compadre, afilhados?? Obrigada muito legal o post!

    Reply

    • 3 de agosto de 2015 @ 3:02 PM Agda Paula

      Olá Andressa,

      Muito obrigada pelo carinho!

      Na verdade os padrinhos e madrinhas de um casamento, são testemunhas da união do casal. Na tradição cristã eles são os responsáveis por guiar o casal na caminhada espiritual. O fato é que madrinha e padrinho são apenas considerados aqueles que assumirão a educação de uma criança na ausência dos pais. O significado destas palavras remete a pai e mãe, ou a pais substitutos, que não é o caso dos noivos. Desta forma, creio que o ideal seja chamar os noivos de afilhados, devido ao carinho que você aparentemente tem por eles.

      Um grande beijo
      Agda Paula
      Assessora de Casamentos

      Reply

  18. 23 de fevereiro de 2017 @ 12:05 PM Priscila

    Olá, boa tarde!
    Ficaria chato eu não chamar uma amiga como madrinha sendo que eu fui madrinha no casamento dela?
    Se não, qual a forma elegante de fazer? Porque, com certeza, ela vai reparar, então eu deveria justificar o fato de não chamá-lá?
    Obrigada!

    Reply

    • 25 de fevereiro de 2017 @ 10:00 AM Agda Paula

      Olá Priscila,

      Na verdade tudo depende do grau de afinidade que vocês possuem. Creio que uma conversa é sempre muito mais interessante para evitar qualquer tipo de mal entendido e de fofocas maldosas. Portanto, converse com ela sim, exponha o real motivo, seja verdadeira e se ela for uma boa pessoa irá entender.

      Espero ter ajudado.

      Beijos,

      Agda Paula.

      Reply

      • 1 de março de 2017 @ 1:48 PM Priscila

        Ajudou sim, Agda Paula! Obrigada pela atenção =)
        Beijos.

        Reply

  19. 10 de outubro de 2017 @ 11:44 AM Qual é a função dos padrinhos de casamento na vida do casal? – PlanWith.Love

    […] Gente, achei fantástico este texto que eu copiei do blog Escola da Noiva […]

    Reply


Deixe o seu comentário...

*Os campos com asterisco são obrigatórios*.

by Agda Paula www.agdapaula.com.br

error: Conteúdo protegido!