383420_398994920127981_100000524297978_1449114_568947500_n

Damas de Honra e Pajens

Existe coisa mais graciosa do que ver os pequeninos entrando em uma cerimônia??? Eu confesso que amoooo as criançinhas, elas são muito fofas… Não existe um número para daminhas, pode variar de 1 a 8 crianças, fica a critério da noiva… Saiba qual o papel da Dama-de-Honra no Casamento.

O papel da Dama-de-Honra no cerimonial de casamento, nada mais é do que segurar o Bouquet da noiva no altar… 

Por isso ela deve entrar sem nada nas mãos e quem deve levar as alianças é o Pajem…

Essa dama deve ter a partir de 7 anos, pois a responsabilidade de segurar o Bouquet no altar é grande, por isso não opte por crianças menores…

Agora se você optar por colocar apenas uma menina, aí sim ela pode entrar com as alianças.

Hoje em dia, as noivas optam por colocarem seus buquês no altar, para que os fotógrafos façam as imagens do buquê… Ou entregar o buquê para suas mães ou irmãs… Qualquer uma dessas opções são válidas!!!!

A função das floristas é preparar a entrada da noiva, ou seja, jogar pétalas de rosas por onde a noiva vai passar…

Sugerimos aqui algumas dicas para ajudar na escolha e para isso todo cuidado é pouco, pois crianças muito pequenas são imprevisíveis, podem chorar, fazer birra e serem difíceis de controlar, alem do inevitável cansaço e mau humor que uma criança não consegue controlar…

Dicas:

  • Crianças maiores de cinco anos, já conhecidas e amigas dos noivos, e que já tenham participado dessa cerimônia são as mais adequadas;
  • Se tiver apenas uma daminha: ela deve entrar com as alianças, ou então antes da noiva, levando um bouquet pequeno ou uma cesta com pétalas que deverá ir jogando para a noiva passar;
  • No altar ela fica ao lado esquerdo, perto da noiva e segura o Bouquet da Noiva, caso ela seja pequena, o bouquet pode ser colocado no Genoflexório ou entregue para a mãe, irmã ou uma madrinha;
  • Se ela for acompanhada por um pajem , eles devem entrar lado a lado, antes da noiva, o  pajem deve estar levando as alianças, que deve estar presas para não caírem;
  • Se a igreja for pequena, não coloque elas no altar, deixe-as sentadas no primeiro banco;
  • Se as crianças forem menores que 7 anos, aconselho a deixar TODAS sentadas no primeiro banco, crianças são imprevisíveis e podem chorar, gritar, atrapalhar a cerimônia tirando a atenção dos seus convidados;
  • Se a igreja for grande, abuse das damas de honra, pois irão dar todo o charme na cerimônia, deixando o cerimonial mais lindo!

DICA IMPORTANTÍSSIMA: Tome cuidado com o número excessivo de damas e pajens, pois a regra é clara e ela diz que: a NOIVA que paga as roupas das daminhas e dos pajens, se você for muito amiga da mãe, você pode sugerir que ela pague a metade, ou até mesmo que ela pague tudo, mas quero deixar bem claro, que quem paga é a Noiva, por isso cuidado com os excessos!

Beijos.



About

Agda Paula é Cerimonialista de Casamentos (Wedding planner), formada em Marketing, fundadora do Escola da Noiva (www.escoladanoiva.com ), atua na organização / assessoria de casamentos desde 2006. É uma empreendedora que é apaixonada pelo seu trabalho que se destaca no segmento. Não deixe de visitar o site (www.agdapaula.com.br )



'Damas de Honra e Pajens' has 10 comments

  1. 5 de janeiro de 2015 @ 9:21 PM ligia

    Boa noite,

    Tudo bem?

    Estou com uma dificuldade muito grande para encontrar um padrinho para ser par com a minha irmã. Por outro lado, tenho muitos casais de amigos, que poderia substitui-la, mas quero a minh irma no altar comigo.
    Vou me casar na igreja catolica e já tenho um casal de daninha e pajem. Posso colocar a minha irma como única dama de honra adulta? O que ela pode fazer durante a cerimônia? Teremos 5 padrinhos de cada lado.

    Aguardo seu retorno e desde já agradeço!

    Bjs

    Reply

    • 6 de janeiro de 2015 @ 1:29 PM Agda Paula

      Olá Ligia,

      Agradeço o seu contato e por confiar em mim para responder este seu questionamento.
      Sim, você pode utilizar a sua irmã como dama de honra adulta, porém como você pretende se casar em uma igreja católica, deverá verificar junto a paróquia quais são as regras do cortejo, pois pode ser que este formato não seja permitido.

      Não deixe de contratar uma assessoria de casamento profissional o quanto antes, para ajudá-la neste momento de planejamento. Ok? :) Conheça mais a respeito do meu trabalho de assessoria de casamentos: http://www.agdapaula.com.br

      Um grande beijo,
      Agda Paula

      Reply

  2. 14 de agosto de 2015 @ 4:26 AM Esperanca

    Prezada Agda, bom dia! Gostaria de elogiar pela iniciativa do blog!

    Eu tenho 2 daminhas e 1 pajem, a minha duvida eh em relacao ao papel que cada um pode desempenhar Durante o casamento.
    1. Entrarei na Igreja com meu pai, mesmo assim eles podem me cortejar no momento da entrada na Igreja?
    2. Ja percebi que o pajem pode segurar as aliancas, outra daminha pode lancar petalas de rosas pelo chao. E a outra daminha o que podera fazer?
    3. Sera que fica bem a daminha jogar petalas na Igreja? Ou isso deve ser feito durante a entrada para o salao de festa, depois do civil e relegioso?
    4. Qual seria a ordem de disposicao das daminhas e do pajem? As duas daminhas na frente e o pajem atras delas? O Pajem na frente e as daminhas atras dele?

    Antecipadamente agradeco pela atencao.

    Abracos e sucessos

    Reply

    • 16 de agosto de 2015 @ 11:54 PM Agda Paula

      Olá Esperança,

      Obrigada pelo carinho! Amo organizar casamentos e é um prazer poder ajudar sempre.

      Respondendo às perguntas:

      1. Eles podem cortejar a sua entrada, mas não recomendo, pois a atenção dos convidados será dividida entre você e eles, além disso eles poderão “travar” por vergonha ou qualquer outro motivo, atrapalhando a sua entrada.

      2. A outra pode entrar em dupla com a outra daminha ou em casal com o pajem, inclusive ela pode levar às alianças e o pajem dar suporte a ela.

      3. Sim, recomendo que ela jogue às pétalas na igreja, no salão nunca! :)

      4. A ordem, uma daminha, ou às duas que entrarão jogando às pétalas. Após, o pajem que poderá entrar com às alianças.

      Espero que eu possa ter ajudado a você, mas não deixe de contratar uma assessora de casamentos ok?

      Beijos,
      Agda Paula
      Assessora de Casamentos

      Reply

  3. 4 de setembro de 2015 @ 4:55 PM Patricia

    Boa tarde ,minha comadre vai se casar em abril de 2016 e quer minha bebe como dama de honra, mas na data do casamento ela vai ter 1ano e 2 meses, você acha arriscado?

    Reply

    • 4 de setembro de 2015 @ 6:14 PM Agda Paula

      Olá Patricia,

      Fique tranquila, eu mesma já organizei um casamento onde a dama de honra tinha um ano e seis meses e ela entrou linda, com direito a chupeta de Swarovski. Às crianças são uma atração a parte no casamento, mesmo que elas por vergonha ou qualquer outro motivo não entrem, elas sempre são lindas. Portanto, não se preocupe apenas deixe acontecer. Se ela entrar será lindo, caso não, pelo menos ela estará muito bem arrumada.

      Beijos,

      Reply

  4. 3 de novembro de 2015 @ 8:07 PM Kelly Ferreira

    OLá!!!! vou me casar e terei uma florista( minha filha de 12 anos) , uma daminha que vai levar a placa a noiva vem ai, e outra daminha para levar as alianças( minha filha de 4 anos) não sei se coloco um pajem com ela? ou se tiro a daminha da plaquinha e so deixo a florista e o casal para levar as alianças, o que eu faço?????, vou me casar em uma chácara a noite.

    Reply

    • 1 de dezembro de 2015 @ 3:16 PM Agda Paula

      Olá Kelly,

      Não é necessário você utilizar o pajem, a não ser que você entenda que um menino mais desinibido possa dar um apoio a sua daminha. No restante, não vejo necessidade de tirar a daminha que levará a placa. Ok?

      Um grande beijo,

      Reply

  5. 20 de janeiro de 2016 @ 12:13 PM natalia

    ola vou casar em fevereiro e tenho 4 damas e dois garotos e nao sei em que ordem devo coloca-los pensei em colocar uma dama e um pajem com a aliança e uma florista jogando petalas ou entao colocar um garoto e ela com plaquinhas e quando ela e ele chegarem no altar eu entrar mais nao sei oq faço com as outras duas uma tem tres anos e a outra 5 me ajuda pfv….

    Reply

    • 21 de janeiro de 2016 @ 8:40 PM Agda Paula

      Olá Natália,

      Forme um casal para entrar com as alianças, um casal com as plaquinhas e duas floristas.

      Espero ter ajudado!

      Um enorme beijo!!!

      Reply


Deixe o seu comentário...

*Os campos com asterisco são obrigatórios*.

by Agda Paula www.agdapaula.com.br

error: Conteúdo protegido!